13 atitudes a serem adotadas no trabalho em um momento de incerteza
Estamos nadando em incertezas e os desafios continuarão a se desenrolar. Mas podemos escolher os meios para lidar com isso. Essas 13 ideias de ações permitem que você recupere a força para administrar essas novas situações, como o surfista * que não luta contra a onda, mas a usa para deslizar …
Entenda as regras do jogo em um contexto instável
Nos últimos anos, para evocar nosso ambiente incerto e em constante mudança, os especialistas têm falado sobre um mundo VUCA . Vamos decifrar o que essa sigla significa.
V como volátil : nosso dia a dia é volátil, imprevisível, instável, todos os nossos planos são interrompidos por um período desconhecido durante o qual estaremos fazendo novos planos.
U para incerteza , incerteza em inglês : embora haja uma forte incerteza em prever o sucesso de nossas ações, por exemplo, ninguém sabe o que acontecerá com Covid-19 amanhã, devemos agir. Apesar de saber que o resultado depende de variáveis desconhecidas.
C tão complexas : as situações a serem gerenciadas são mais complexas porque as causas e consequências estão interligadas e isso torna difícil prever o resultado de nossas decisões.
Um para ambigüidade : a interpretação de eventos e mensagens diferentes também cria confusão à medida que a situação evolui. Uma mensagem entendida uma vez torna-se incompreensível em outra ocasião.
Tome medidas para manter o equilíbrio
Nada é mais normal do que nos sentirmos vulneráveis em tal contexto , mas isso não nos impede de agir. Este também é o início da resiliência. Aqui está o que todos podem fazer em seu nível, em treze pontos-chave:
1 – Escolha pensar positivamente
Tudo começa aqui, é psicológico, fazer um esforço para olhar os acontecimentos de um ângulo favorável .
2 – Relativizar, focar no essencial
A situação atual é excepcional, sem precedentes e não será resolvida imediatamente, daí a ideia de focar na área de influência mais próxima.
3 – Planeje suas principais atividades com antecedência
Reserve 10 minutos no final do dia para fazer um balanço do seu dia e planejar o próximo em linhas gerais.
4 – Equilibre o tempo pessoal e profissional
Controle o tempo de trabalho e reserve espaço suficiente para você e seus entes queridos.
5 – Deixe bastante espaço na agenda
Planeje suas atividades mais importantes na primeira vez, multiplique o tempo planejado por 1,5 e reprograme essas atividades. Planeje 1/3 do tempo para o inesperado.
6 – controle sua carga de trabalho
Mantenha o foco em sua missão principal. Quanto ao resto, diga “não”. Distribua a carga de trabalho ao longo do tempo na agenda, sempre que possível. Envolva outros colaboradores e delegue.
7 – faça uma coisa de cada vez
Ao trabalhar em um arquivo, não lide com e-mails ou ligações. Verifique os e-mails em um horário determinado.
8 – Faça várias pausas curtas
Aproveite para respirar, na máquina de café, com uma caminhada curta, ou não fazendo nada uma vez por hora.
9 – Anote suas ideias quando elas chegarem para limpar sua mente
Diante do medo de esquecer, anote o máximo possível.
10 – Esqueça o perfeccionismo, vá para o realismo
Economize energia, apenas ofereça soluções com 80% de sucesso. Faça melhorias conforme você avança.
11 – Mime-se
Satisfaça seus sentidos: veja, ouça, experimente, cheire. Veja os amigos dele, reserve alguns momentos de bate-papo com os colegas. Pratique seus hobbies favoritos, se possível. Continue a sonhar, ler, contemplar, meditar, dar sentido à própria existência.
12 – mantenha a forma
Priorize as necessidades básicas, como sono e nutrição. Faça alguma atividade física ou esporte, se quiser.
13 – Cuide do seu ambiente de trabalho
Apesar das restrições, lembre-se de organizar bem o espaço de trabalho, especialmente em casa: classifique, armazene regularmente seus arquivos, trabalhe em paz. Adote regras comuns, com seus colegas ou em casa.
Se você já está tentando adotar essas atitudes, mantenha o curso! É importante.
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