Assertividade: compreendê-lo (realmente) e como desenvolvê-lo
Todo mundo sabe ser assertivo, mas o que importa é saber se sentir estressado. E aí, obviamente, é mais complicado. Descubra o que realmente significa ser assertivo e como melhorar sua assertividade. É uma mentalidade que pode mudar sua vida profissional.
Qual é a definição de assertividade?
A palavra assertividade vem do inglês assertiveness . Significa a capacidade de se expressar, de defender seus direitos, sua opinião, sem usurpar os dos outros . “A assertividade é antes de mais nada um estado de ser, um estado de espírito, uma filosofia. São também atitudes de expressão e autoafirmação de forma serena , ou seja, de forma não violenta de comunicação, corporal, linguagem verbal e paraverbal facilitando a troca em espírito de cooperação . Somos naturalmente assertivos no dia a dia: sabemos como nos afirmar, expressar nossos sentimentos, nossas ideias, nossas necessidades, nossos desejos. Somos assertivos em 70% dos casos. Nos 30% restantes dos casos, nosso comportamento é passivo, agressivo ou manipulador ”, explica Martine Favreau, treinadora da Cegos.
O que é uma pessoa assertiva?
Fique ciente de seus comportamentos ineficazes
Em uma situação de estresse, desacordo, conflito, naturalmente adotamos “comportamentos de refúgio”.
Existem três perfis principais:
- Passividade
- Agressividade
- Manipulação de comportamentos
Eles estão ligados aos nossos medos e nossas crenças inconscientes. “ Esses perfis são ineficazes para si e para o relacionamento. Pelo contrário, vão gerar conflitos ” , continua Martine Favreau.
“É importante conhecer nossos comportamentos de refúgio quando o outro está fechado, rígido, em desacordo, para sair do círculo vicioso que eles geram , pois vão gerar estresse para si e para o outro, e se somam de conflito em conflito. “
Permanecer na benevolência
Uma pessoa assertiva mantém a abertura, a confiança, a benevolência, as chaves para um relacionamento cooperativo e negociação ganha-ganha, principalmente nessas situações de desacordo.
Para Martine Favreau, “ a pessoa assertiva é o alquimista do conflito . Ela não considera que tenha um problema a resolver, mas uma meta a atingir. Ela é capaz de receber críticas e ao mesmo tempo ser gentil consigo mesma e com os outros . Ela continua a ouvir ativamente suas próprias necessidades e as do outro.
Otimista, realista, ela permanece disponível, serena em seu corpo e em sua mente. Ela sabe como expressar suas emoções, ela é genuína. Ela sabe fazer-se ouvir, formular críticas ou pedidos . A pessoa assertiva sabe dizer não, ao mesmo tempo que se mantém num estado de espírito de cooperação e negociação com o outro.
Como você reconhece uma pessoa assertiva?
Reconhecemos uma pessoa assertiva por diferentes habilidades e atitudes que desenvolve:
– Ela sabe respeitar e ser respeitada.
– Desenvolve boa confiança pessoal e relacional em situações de desacordo ou conflito, tanto física como verbal .
– Ela sabe como se comunicar de forma eficaz em situações de conflito e pode lidar com comportamentos passivos, agressivos ou manipuladores com calma.
– Numa situação de conflito, procura compreender, estar numa atitude de escuta empática e voltar aos factos numa atitude de coconstrução. Ele é uma pessoa que cuida do relacionamento.
– “Ela não tentará acertar como o agressivo que quer impor seu julgamento, argumenta Martine Favreau. Diferentes sentimentos e pontos de vista são colocados sobre a mesa em uma atitude construtiva. Busca encontrar uma solução para que os objetivos sejam, no mínimo ou no máximo, atendidos de forma vantajosa para todos. Ela fala de maneira positiva e oferecerá opções que serão negociáveis em caso de diferença. Ela não impõe sua escolha, ela deixa o outro escolher ”.
– A assertiva é transparente, à vontade, usa o “eu” e tem um gesto aberto aos outros. Irá promover confiança, criatividade e inovação.
Os 10 superpoderes do assertivo
1. Ser capaz de receber críticas e aproveitá-las como uma oportunidade para melhorar.
2. Saber expressar a sua opinião e as suas emoções de forma calma.
3. Ser capaz de fazer valer seus direitos e opiniões em todas as circunstâncias.
4. Induza abertura e confiança mútua quando a comunicação for encerrada.
5. Saiba como dizer não mantendo a calma e sem culpa.
6. Adote uma atitude factual durante os conflitos.
7. Desenvolva habilidades de negociação.
8. Saber transformar um problema em objetivo.
9. Não tenha medo de mudanças e desacordos. Para trazer mudanças positivas, ter o poder de agir em situações difíceis.
10. Veja qualquer conflito como uma oportunidade para melhorar e co-criar.
Como desenvolver assertividade
Conscientize-se dos próprios padrões reflexos inatos (passivos, agressivos ou manipulativos) durante os momentos de tensão e conflito e desarme-os
O passivo deve treinar para expressar suas emoções, seus sentimentos e suas necessidades para se abrir para os outros. Ele deve aprender a dizer “eu”, a olhar mais nos olhos e a dizer não para ser respeitado.
O agressivo deve saber parar quando diz coisas desagradáveis. Para reconhecer melhor as próprias emoções, técnicas de respiração, ancoragem e autoconsciência são ferramentas para dar um passo para trás. A pessoa agressiva que não escuta o outro, nem a sua própria escuta, ganhará trabalhando nas técnicas que visam desenvolver a escuta . Ele também deve parar de tentar convencer e desenvolver a compreensão do outro por meio de encenações.
Já o manipulador que tende a confundir o relacionamento, a criar insinuações e fazer falsas promessas, deve aprender por meio de diferentes técnicas para se posicionar, para expressar suas opiniões.
Também é importante estudar, por isso é essencial saber quais são os melhores livros que existem em todas as áreas.
Lidando com críticas
É necessário diferenciar as críticas injustificadas que dizem respeito a um juízo de valores, críticas justificadas. Na presença de um juízo de valor, a assertiva fecha a conversa com firmeza (técnica de edredom), utiliza a técnica de reorientação, o disco riscado ou a atitude da esfinge.
Aconteça o que acontecer, confrontado com uma crítica, ele deixa isso claro . A primeira coisa a fazer é entrar em condições de recebê-lo bem, mantendo-se fisicamente estável . Usamos a respiração ou a técnica de ancoragem para manter a calma. Depois, devemos agradecer ao outro para podermos evacuar as tensões, os medos de cada um. Finalmente, você tem que analisar, dissecar as críticas com calma e permanecer factual para não entrar em um conflito emocional.
“ Podemos pedir ao outro que nos dê exemplos para entender melhor suas críticas . Isso permite detectar um potencial problema, encontrar os fatos que estão na origem da crítica, identificar e expressar as necessidades de cada um ”, explica Martine Favreau. Por fim, devemos usar tudo para nos abrirmos a soluções, solicitando-as ou propondo-as. Isso ajuda a fortalecer a espiral de sucesso no relacionamento e continua a receber mais críticas.
Sabe dizer não
Comportamento assertivo é reabilitar o direito de estabelecer limites, portanto, poder dizer sim ou não. “ Dizemos sim à pessoa, mas não ao pedido , pelo método ACCEPT”, explica Martine Favreau. “
Um semelhante Acolher o pedido do outro, ouvindo-o e reformulando o seu pedido.
C para entender a necessidade por trás da solicitação.
C para Esclareça suas restrições.
E por expressar pesar e dizer não.
P para Sugerir uma solução.
T como Terminando com uma nota positiva, a regra de ouro de um relacionamento bom.
Os 7 benefícios da assertividade no trabalho
1. Cria um sentido de responsabilidade, iniciativa e compromisso.
2. Ele usa as emoções para agir construtivamente.
3. Induz uma melhor comunicação ao adquirir uma melhor consciência de si e do outro. O assertivo é mais humano e mais aberto com os outros. Acrescenta a dimensão das habilidades interpessoais à do saber fazer.
4. Diminui o nível de estresse, por isso tem um efeito positivo na saúde.
5. Torna mais eficiente, mais eficiente e mais criativo.
6. Estabelece um modelo de falar que transforma desacordos e conflitos em debates construtivos.
7. Permite que você experimente as mudanças melhor.
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