Auto-imagem: instruções de uso
A aparência nunca despertou tanta preocupação como hoje. A autoimagem se torna um grande problema em nossa vida profissional e social. Como ter uma melhor autoimagem?
Como decodificar a autoimagem?
A imagem é um conceito importante e na encruzilhada de muitos campos! Em primeiro lugar, os valores judaico-cristãos retratam que a imagem é secundária. Por exemplo, em Le Petit Prince de Saint-Exupéry, a raposa diz: “ É muito simples: só se vê bem com o coração. O que é essencial é invisível aos olhos. “ No entanto, Jean-François Amadieu, sociólogo, explica em sua obra, O peso das aparências: Beleza, amor e glória, que na escola, no colégio e nos negócios, é o nosso físico que é julgado. De acordo com um estudo citado por Amadieu, uma mãe brinca muito com seu filho se ele for bonito e ela se concentrará em aprender se ele for menos bonito.
No recrutamento com igual competência, a aparência desempenha um grande papel na decisão:
- primeiro, na forma de se apresentar e vestir,
- então vem a aparência física geral
- e finalmente a forma de se expressar.
Em marketing, falamos de imagem percebida, imagem desejada e imagem real de uma marca ou empresa. Então, vamos fazer nosso “marketing pessoal”.
Questão principal: como escolhemos nossas roupas esta manhã? De acordo com quais critérios?
Na busca de otimizar nosso impacto, aqui estão algumas reflexões e benchmarks sobre a imagem.
A auto-imagem tem dimensões em nossos 5 sentidos.
Nós nos comunicamos por meio de nossa imagem, nosso cheiro, nosso comportamento, nossas emoções. Somos sentidos, vistos, sentidos antes mesmo de sermos ouvidos … Então, do que estamos falando quando evocamos a autoimagem nas comunicações orais ?
Estamos falando do não-verbal, que sabemos que influencia nossa imagem.
Temos sido observados de forma não verbal desde o nosso nascimento para ver se está tudo bem (tom de pele, hipertonia ou hipotonia, temperatura, etc.)
Existem 5 dimensões no não verbal
- Os sinais distintivos do supra-verbal : o que é decifrado conscientemente, roupas, acessórios (anéis, relógios)
- O perioral : a distância, o espaço e o tempo que influenciam a comunicação.
- O para-verbal (voz, dicção …)
- Informação subliminar infra-verbal ; cheiros, cores, formas.
- E por fim, o pré-verbal (o que vejo do comportamento e dos gestos do outro) e que influencia meu comportamento
Quando olhamos para um interlocutor, conhecido ou desconhecido, nossos olhos fazem um movimento automático de cima ( rosto, olhar, expressividade ), para baixo ( os pés ), depois de volta para o rosto. Tudo em um microssegundo.
Para destacar seus pontos fortes pessoais a serviço de sua carreira profissional, conheça o treinamento em marketing pessoal .
A comunicação começa com o olhar, o link
Só depois é que olhamos para o look, o look geral.
Primeiro, responda a estas perguntas-chave:
- O que quero dizer sobre mim por meio da minha imagem? (Identidade, personalidade, estilo)
- O que as outras pessoas verão quando falarem sobre meu trabalho?
- Quais são os códigos da empresa, da profissão, do meio ambiente?
Para essas perguntas, nós temos respostas …
Para garantir a coerência entre o verbal e o não verbal, a gestão do medo do palco, a transmissão de imagens, oferecemos um treinamento conduzido por 5 palestrantes, em dois dias, que confecciona um curso sob medida para você.
Este treinamento é um conceito único, pois é ministrado por 5 especialistas em suas áreas. Você mede seus pontos fortes e seus pontos de progresso, indo de workshop em workshop e no coaching por vídeo. 2 dias para uma revisão do formulário e do conteúdo, um 360 ° completo.
Não vamos mais sentir falta da nossa imagem, vamos pegá-la!
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