Emoções parasitárias: como lidar com elas?

Às vezes, podemos sentir emoções que nos levam a nos deixar levar e expressar um sentimento de que nos arrependemos. Isso se torna lamentável porque não fomos capazes de controlá-los quando era possível. Lamentamos porque a relação com o outro é perturbada. Então, finalmente, o verdadeiro problema ainda não foi resolvido. Então, como podemos aprender a lidar com essas emoções parasitas ?

Reconhecer emoções parasitas

A emoção autêntica é a emoção sentida em coerência com seu gatilho típico e se manifesta pelo comportamento adaptado. Por exemplo, a raiva é apropriada quando confrontada com um obstáculo e pode se manifestar em gritos. A tristeza é a emoção sentida em reação a uma perda e se manifesta no choro. Diante do perigo, a emoção autêntica é o medo.

As emoções parasitárias substituem as emoções genuínas, substitua-as e esconda-as.

Por exemplo, em algumas circunstâncias, a raiva pode se manifestar em vez de medo e ser expressa por meio de gritos. Em vez de sentir medo, a pessoa sente e age como se estivesse com raiva. Ela realmente sente raiva como se houvesse um obstáculo quando ela se encontra diante do perigo.

Outra pessoa vai querer chorar em vez de ficar com raiva de um obstáculo. A pessoa sente e expressa tristeza em vez de sentimento de raiva. Em vez de expressar emoção de raiva, essa pessoa expressa tristeza.

Os quatro critérios para emoções parasitárias

  • As emoções parasitárias não servem para resolver um problema. Quando você fica zangado com seu gerente quando está preocupado com um novo projeto, isso não resolve de forma alguma a preocupação. Só deixa escapar um transbordamento de emoções e energia armazenada por outros motivos.
  • A emoção parasitária e sua expressão são exageradas em relação à situação. Por exemplo, a raiva será desproporcional ao projeto que nos preocupa e teremos sentimentos muito fortes sobre isso.

  • A emoção parasitária costuma ser a mesma . É sentido em um grande número de situações estressantes. Por exemplo, é provável que a reação de raiva seja sempre a mesma quando você está sob alto estresse.
  • A emoção parasitária é única para cada pessoa . Uma pessoa fica com raiva durante situações estressantes, enquanto outra reage chorando, por exemplo, ou zombando. Mas a cada vez, a reação emocional parasitária será exagerada em relação ao evento.

As três reações emocionais parasitas

A raquete “

É uma emoção substituta que substitui aquela que nos proibimos de ter. Por exemplo, é uma questão de ficar com raiva ou chorar sistematicamente a cada comentário. A pessoa que reage com “extorsão” está inconsciente e não percebe que está usando uma reação emocional automática inadequada para a situação.

A “raquete” permite tentar lucrar com as outras, daí o seu nome. Assim, a pessoa que sistematicamente se zanga acredita que pode obter o reconhecimento dos outros ou, ao contrário, o evita.

Ao se deparar com uma pessoa que expressa uma “extorsão”, sente-se desconfortável, constrangido, até manipulado.



Para sair dessa, aqui estão três caminhos a seguir:

  1. Identifique o gatilho e a emoção genuína: “Se um amigo tivesse esses comportamentos, qual poderia ser o gatilho? Qual seria a emoção? “;
  2. Conscientize-se da emoção ruim que, de forma sistemática, substitui a emoção real tão logo apareça um estresse significativo;
  3. Identifique e responda à necessidade real. As emoções autênticas têm como objetivo implementar comportamentos que permitam satisfazer necessidades importantes para si mesmo.

O “cartão de fidelidade”

Emoções desagradáveis ​​que não são expressas são armazenadas, memorizadas e se acumulam como pontos em um cartão de fidelidade. Quando o cartão está cheio, é o jackpot!

Todos têm um ou mais cartões de fidelidade consigo, que preenchem à medida que avançam. Quando o cartão está cheio, todas as emoções retidas e os sentimentos acumulados são expressos de forma explosiva.

O pretexto para a explosão muitas vezes é menor, é apenas uma pequena emoção desagradável. É assim que você pode explodir de raiva ou desmaiar em lágrimas por uma ninharia.

Acumulamos muitas pequenas emoções desagradáveis ​​sem expressar nada, mas elas se acumularam até a famosa gota d’água que quebrou as costas do camelo.

Para sair disso, duas trilhas:

  1. Reconheça a emoção quando ela aparecer, ouse senti-la em vez de querer esquecê-la. É importante não negar ou rejeitar isso, esperando que passe muito rapidamente. É mais fácil lidar com emoções leves à medida que avançam do que esperar até que você tenha uma coleção delas.
  2. Expresse seus sentimentos o mais rápido possível. Tão logo a emoção seja aceita e reconhecida, ela deve ser expressa de forma a não reter a energia, mas, ao contrário, liberá-la. A melhor maneira é falar sobre isso.

O “elástico”

O “elástico” é uma reação emocional automática que traz à tona uma emoção relacionada a uma situação não resolvida do passado . Acontece quando a situação atual se assemelha a um evento passado.

Por exemplo, uma pessoa que é solicitada a produzir tabelas estatísticas se sente desconfortável porque isso a lembra de aulas de matemática das quais ela não gostou. Outra pessoa tem medo de ir apresentar um arquivo ao CEO de sua empresa, pois se sente tímido como ela se sentia diante do diretor da escola de sua infância.

Uma velha emoção ressurge e é exagerada ou inadequada para o evento presente.

Para sair disso, duas trilhas:

  1. O primeiro passo para reduzir o impacto de um fenômeno “elástico” é reconhecer sua existência.
  2. Pegue a velha memória e às vezes até as memórias que estão ligadas às pessoas com quem você sente esses elásticos.

“Raquete”, “cartão de fidelidade” e “elástico” são fenômenos que não são fáceis de resolver. No entanto, estar ciente disso é mais da metade da solução.