Inteligência emocional, o modelo virtuoso

Gerenciar emoções permite um melhor desempenho individual e coletivo. Por outro lado, ao dominá-los, podemos evitar conflitos. O modelo virtuoso abaixo nos permite desenvolver e fortalecer nossa inteligência emocional e, assim, enfrentar as situações sabendo antecipar.

1. Desenvolva sua inteligência emocional

A gestão de emoções e conflitos é, antes de mais nada, uma questão de equilíbrio. Quanto mais estável a pessoa se sente, mais ela pode enfrentar e antecipar os acontecimentos. Assim, a primeira base da gestão de emoções e conflitos diz respeito a si mesmo. Três alavancas são oferecidas para desenvolver e manter o equilíbrio emocional.

a. Entenda suas emoções

As emoções encontram sua origem em toda a cadeia da evolução dos animais e em particular do ser humano. Todo o sistema nervoso se desenvolveu para dar às emoções um papel muito importante.

O papel das emoções ajuda a compreender a estreita ligação com o estresse, que pode ser um grande problema. Ao mesmo tempo, as emoções são vividas de forma muito pessoal por cada um, daí o interesse em compreender as suas em particular.

Por fim, acontece que as emoções são expressas de forma incoerente. Também aqui a inteligência emocional é absolutamente necessária para compreender melhor a sua mensagem e saber como responder.

b. Seja autoconfiante

O equilíbrio emocional depende muito da autoconfiança, que é um sentimento por si mesmo. Esse sentimento positivo ou negativo varia dependendo das circunstâncias e eventos que a pessoa está enfrentando.

É possível manter a autoconfiança e atuar nas alavancas relacionais que a mobilizam e mantêm. Aprender a lidar com seus medos e cultivar sua própria autoconfiança ocorre gradualmente, ao longo da vida. Isso fortalece os fundamentos de seu equilíbrio e ajuda a gerenciar melhor eventos e conflitos difíceis.

Por outro lado, a autoconfiança proporciona facilidade e poder pessoal nos relacionamentos com os outros. É a base para o desenvolvimento de relações de confiança com outras pessoas e, em particular, com colegas.

vs. Viva as emoções

A outra alavanca que promove o desenvolvimento da inteligência emocional é saber viver suas emoções . As emoções distinguem os humanos dos robôs; tentar se proteger ou evitar senti-los é perda de tempo.

Ao aceitar experimentar as emoções, torna-se mais fácil compreendê-las e, em virtude de um efeito virtuoso, mais fácil vivê-las.


2. Desenvolva relacionamentos de confiança

A segunda base da inteligência emocional diz respeito ao relacionamento com os outros e, mais particularmente, à capacidade de criar relacionamentos de confiança.

confiança é sentida, enriquece o relacionamento e torna-o mais forte e produtivo no ambiente de trabalho. O desempenho é maior quando os colegas confiam uns nos outros, e não quando não sentem nada ou suspeitam uns dos outros. Gerenciar o que você sente cria relacionamentos humanos mais ricos e equipes mais fortes.

a. Expressando sentimentos e emoções

A expressão de sentimentos é uma das alavancas que facilita o enriquecimento das relações, contribuindo assim para o surgimento da confiança.

Os sentimentos podem ser diferentes e não têm os mesmos propósitos. Nós distinguimos entre sentimentos autênticos e parasitas . Saber como domar um ao outro permite que você seja mais eficaz em seus relacionamentos.

b. Respeite os outros

A segunda alavanca é o respeito pelo outro. A escuta ativa é essencial para acessar os sentimentos das pessoas com quem você está falando. Trata-se de estar aberto aos estados emocionais do outro numa atitude de compreensão e acolhimento de emoções e sentimentos.

Essa atitude de respeito é muito útil durante as reações emocionais incoerentes e desproporcionais que podem surgir em situações de conflito.

vs. Pense positivo

Na raiz da confiança e da inteligência emocional está a capacidade de pensar e ver as coisas sob uma luz positiva . É uma escolha de percepção que depende da pessoa.

Pensar positivo é ver tudo o que está certo antes de ver o que está errado. Além disso, você tem que prestar atenção ao que funciona e não ao que não funciona, é ser otimista ao invés de pessimista. É para ver o resultado adquirido e não o que ainda não foi feito. Finalmente, pense em estar interessado nos outros e em sua riqueza pessoal, em vez de ter medo disso.

Em um relacionamento, pensar positivo permite que você seja construtivo e pense no futuro e nas soluções, em vez do passado e nos problemas.

3. A inteligência emocional é usada para gerenciar conflitos

Graças ao pensamento positivo, é possível pensar no futuro e, portanto, antecipá-lo.

Assim, é mais fácil evitar conflitos do que gerenciá-los quando eles estão presentes e reduzir as fontes de estresse que por si mesmas geram tensão.

a. Previna a tensão

Os comportamentos preventivos referem-se a tudo que você pode fazer para tirar o melhor proveito de seu estado físico, psicológico, social ou emocional.

O acúmulo de estresse torna a pessoa mais vulnerável a situações de conflito. O fenômeno pode ser empolgado, então você também pode ter certeza de controlá-lo o mais cedo possível.

Dentre os comportamentos preventivos, existe qualquer coisa que ajude a cultivar relacionamentos com outras pessoas para manter um ambiente descontraído e de confiança. Por outro lado, a falta de manutenção de relacionamentos-chave cria condições para o surgimento de tensões.

b. Autocontrole

Para evitar conflitos, às vezes é necessário saber como se controlar . Mas ainda é possível?

Como administrar seu humor ou como não se deixar levar quando a situação merece? Saber como controlar sua raiva às vezes é importante para não correr o risco de abrir um conflito que é difícil de resolver mais tarde.

Aqui encontramos o papel do pensamento positivo, que permite que você mantenha o foco no que é construtivo.

Para manter sua capacidade de se controlar, existem caminhos a serem implementados e seguidos.

vs. Saiba como lidar

Apesar de todos os cuidados para se manter construtivo, para antecipar tensões e administrar emoções desagradáveis, é realista também se preparar para enfrentar situações conflitantes.

Para saber como enfrentar o conflito, existem ferramentas e métodos para compreendê-lo e resolvê-lo.

É necessário manter racional sua mente analítica para esclarecer os diferentes elementos que entram na constituição do conflito e saber separar o emocional do racional. Manter a calma e se controlar permite saber ficar atento e disponível para pensar em soluções.

Pontos-chave a serem lembrados

  • As emoções estão envolvidas no sucesso das equipes, mas também nas tensões e conflitos.
  • O desenvolvimento da inteligência emocional é bom para empresas e pessoas.
  • Os três pilares da gestão da emoção são:
    • Desenvolva seu equilíbrio emocional
    • Desenvolva relacionamentos de confiança
    • Gerenciar conflitos.