Mapa mental: 5 dicas para melhor legibilidade

Mapa mental, você sabe? Esses sóis das árvores que ajudam a visualizar tudo em um piscar de olhos? É a ferramenta por excelência para anotações, brainstorming ou monitoramento de projetos. Na web, vários sites, gratuitos ou não, oferecem a oportunidade de criar um. A chave para usá-lo como um documento de apresentação é que eles são compreendidos à primeira vista. 5 boas práticas para uma “cartementalização” eficaz. Siga os conselhos de Céline Berreby, consultora e especialista em mapas mentais. Uma boa conexão também é importante para seus negócios, por isso escolha sempre a internet fibra ótica Cariacica .

Mapa mental: suas informações da maneira certa

A direção de leitura oficial é no sentido horário. Em princípio, começamos a ler ao meio-dia, depois descemos para a direita. Para a formatação do mapa mental , opte por “menos é mais”, que significa “menos é mais”. Esta famosa máxima explica que quanto menos você investe, mais compreensível você é. Por exemplo, você pode usar um fundo branco, texto preto, sem moldura, uma fonte sóbria e não impasto. O software livre “Xmind Zen” oferece designs elegantes e muito estéticos. Zen, vamos continuar zen.

Numeração em seu mapa mental

Os números tranquilizam os “cérebros esquerdos”. Simples e prático para identificar a hierarquia de informações. Algumas ferramentas como Mindmeister ou Ayoa oferecem a possibilidade de transformar o mapa em um plano detalhado com um clique. Um, dois, três sol!

Adicione pictogramas consistentes com as palavras-chave

As imagens são capturadas mais rápido do que palavras. Pictogramas simples podem ser usados ​​para entender o significado. Uma imagem relevante também terá seu lugar no coração do mapa mental. Segundo os estudos de Allan Paivio, associar imagens e palavras garante uma dupla codificação cerebral muito favorável à memorização. Imagem melhor para causar mais impacto.

Tome cuidado ao escrever o coração do seu mapa mental

Tal como acontece com um texto ou mesmo um e-mail, o centro do mapa mental contém o assunto discutido. Deve ser formulado o mais explicitamente possível. Portanto, pode conter mais de 3 palavras. Por exemplo, para as atas de uma reunião, o objetivo da reunião pode aparecer no centro, bem como a sua data. Então, busque um grande coração!

Mantenha as ideias curtas e positivas

Acima de 10 palavras, a mensagem terá muito pouca chance de ser lida. Para mais detalhes, é perfeitamente possível inserir notas, até mesmo documentos. Uma dica importante: harmonize os títulos nas ramificações. Nomes ou verbos, você tem que escolher. Além disso, concentre-se em frases positivas. Se você escrever “não use palavras negativas”, o cérebro do destinatário só se lembrará da palavra “negativo”  ! As ideias devem saltar aos olhos do leitor, sem que ele tenha que pensar a respeito. Então, definitivamente mude seus mapas e-mind para o modo KISS: Keep It Simple and Short, que significa “mantenha-o simples e conciso”.