Auto-imagem: instruções de uso

A aparência nunca despertou tanta preocupação como hoje. A autoimagem se torna um grande problema em nossa vida profissional e social. Como ter uma melhor autoimagem?

Como decodificar a autoimagem?

A imagem é um conceito importante e na encruzilhada de muitos campos! Em primeiro lugar, os valores judaico-cristãos retratam que a imagem é secundária. Por exemplo, em Le Petit Prince de Saint-Exupéry, a raposa diz: “  É muito simples: só se vê bem com o coração. O que é essencial é invisível aos olhos. “  No entanto, Jean-François Amadieu, sociólogo, explica em sua obra, O peso das aparências: Beleza, amor e glória, que na escola, no colégio e nos negócios, é o nosso físico que é julgado. De acordo com um estudo citado por Amadieu, uma mãe brinca muito com seu filho se ele for bonito e ela se concentrará em aprender se ele for menos bonito.

No recrutamento com igual competência, a aparência desempenha um grande papel na decisão:

  • primeiro, na forma de se apresentar e vestir,
  • então vem a aparência física geral
  • e finalmente a forma de se expressar.

Em marketing, falamos de imagem percebida, imagem desejada e imagem real de uma marca ou empresa. Então, vamos fazer nosso “marketing pessoal”.

Questão principal: como escolhemos nossas roupas esta manhã? De acordo com quais critérios?

Na busca de otimizar nosso impacto, aqui estão algumas reflexões e benchmarks sobre a imagem.


A auto-imagem tem dimensões em nossos 5 sentidos.

Nós nos comunicamos por meio de nossa imagem, nosso cheiro, nosso comportamento, nossas emoções. Somos sentidos, vistos, sentidos antes mesmo de sermos ouvidos … Então, do que estamos falando quando evocamos a autoimagem nas comunicações orais  ?

Estamos falando do não-verbal, que sabemos que influencia nossa imagem.

Temos sido observados de forma não verbal desde o nosso nascimento para ver se está tudo bem (tom de pele, hipertonia ou hipotonia, temperatura, etc.)

Existem 5 dimensões no não verbal

  • Os sinais distintivos do supra-verbal  : o que é decifrado conscientemente, roupas, acessórios (anéis, relógios)
  • O perioral  : a distância, o espaço e o tempo que influenciam a comunicação.
  • para-verbal (voz, dicção …)
  • Informação subliminar infra-verbal  ; cheiros, cores, formas.
  • E por fim, o pré-verbal (o que vejo do comportamento e dos gestos do outro) e que influencia meu comportamento

Quando olhamos para um interlocutor, conhecido ou desconhecido, nossos olhos fazem um movimento automático de cima ( rosto, olhar, expressividade ), para baixo ( os pés ), depois de volta para o rosto. Tudo em um microssegundo.


Para destacar seus pontos fortes pessoais a serviço de sua carreira profissional, conheça o treinamento em marketing pessoal .


A comunicação começa com o olhar, o link

Só depois é que olhamos para o look, o look geral.

Primeiro, responda a estas perguntas-chave:

  • O que quero dizer sobre mim por meio da minha imagem? (Identidade, personalidade, estilo)
  • O que as outras pessoas verão quando falarem sobre meu trabalho?
  • Quais são os códigos da empresa, da profissão, do meio ambiente?

Para essas perguntas, nós temos respostas …

Para garantir a coerência entre o verbal e o não verbal, a gestão do medo do palco, a transmissão de imagens, oferecemos um treinamento conduzido por 5 palestrantes, em dois dias, que confecciona um curso sob medida para você.

Este treinamento é um conceito único, pois é ministrado por 5 especialistas em suas áreas. Você mede seus pontos fortes e seus pontos de progresso, indo de workshop em workshop e no coaching por vídeo. 2 dias para uma revisão do formulário e do conteúdo, um 360 ° completo.

Não vamos mais sentir falta da nossa imagem, vamos pegá-la!