7 maneiras fáceis de melhorar a saúde e o bem-estar no local de trabalho

O bem-estar no local de trabalho tem sido um foco para empresas e governos nos últimos anos. A promoção de uma forte cultura de saúde e bem-estar no local de trabalho tem reflexos, para os trabalhadores, suas famílias e a comunidade, ao escolher entre muitos planos de saúde.

O que é bem-estar no local de trabalho?
Saúde e bem-estar no local de trabalho é uma abordagem holística para organizações que cuidam da saúde física e mental de seus funcionários. Tradicionalmente, a saúde e segurança ocupacional preocupava-se em reduzir o risco físico e evitar acidentes. Agora, em 2019, as empresas também estão procurando maneiras de cuidar da saúde mental dos trabalhadores, tornando coisas como estresse e equilíbrio entre vida profissional tão importantes quanto a segurança física.

Como o bem-estar afeta o desempenho?
A pesquisa mostrou que a saúde mental é essencial para a produtividade. Funcionários mental e fisicamente saudáveis ​​também tiram menos licenças médicas e têm menos probabilidade de mudar de emprego. O absenteísmo e a rotatividade de mão de obra impactam os custos operacionais e a lucratividade.

Melhorar a saúde física e mental e a felicidade geral dos trabalhadores não precisa custar uma fortuna aos empregadores. As empresas podem fazer pequenas mudanças para tornar seu local de trabalho feliz e saudável. Aqui estão sete ideias simples.

Nº 1 Incentive uma alimentação saudável para o bem-estar no local de trabalho
Um local de trabalho que apóia uma alimentação saudável pode contribuir significativamente para a saúde geral do funcionário. Campanhas recentes de saúde pública sobre os riscos do açúcar levaram a menos máquinas de venda automática de refrigerantes nos locais de trabalho. Algumas empresas estão dando o próximo passo, oferecendo palestras, aulas de culinária e treinamento nutricional para educar os funcionários sobre alimentação saudável.

Pessoas com pouco tempo geralmente escolhem opções menos nutritivas para o almoço e o jantar. Ao educar os trabalhadores sobre opções de alimentos rápidos, saudáveis ​​e econômicos, eles podem se preparar com antecedência e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e obesidade. Fornecer frutas para lanches é relativamente barato e provavelmente será notado e apreciado por seus funcionários.

2 Use mais plantas no local de trabalho

A pesquisa sobre plantas de interior no trabalho mostrou que os funcionários se beneficiam de várias maneiras. As plantas removem parte do dióxido de carbono que expiramos e o substituem por oxigênio. Os seres humanos querem se conectar com a natureza e as plantas do escritório podem reduzir os níveis de estresse, ansiedade e hostilidade dos funcionários .

Trabalhadores com plantas internas em seus escritórios obtiveram pontuações mais altas de bem-estar e produtividade no local de trabalho em um estudo com 7.600 funcionários de escritório em 16 países. As plantas também reduzem o risco de síndrome do edifício doente .

Melhores plantas de interior para locais de trabalho

Algumas plantas de interior funcionam melhor do que outras. Boas plantas de interior não se importam com condições de pouca luz, são eficientes na remoção de produtos químicos orgânicos voláteis (VOCs) do ar, têm folhagem atraente e baixa manutenção. Algumas plantas a serem consideradas incluem:

planta aranha
Língua da sogra (planta cobra)
Bambu
Pathos (Hera do Diabo)
Zanzibar (planta ZZ)
folha de violino figo
Preocupado que suas plantas precisem de muita rega e cuidado? Você pode terceirizar todo o trabalho usando uma empresa que fornecerá e manterá todas as suas plantas de escritório para você, como nossos amigos da Mr. Pot Plants .

3 Melhore a qualidade do ar interno para melhorar a saúde

A má qualidade do ar interior (IAQ) ocorre quando o ar interior não consegue escapar e o ar exterior não consegue entrar facilmente no edifício. Móveis e materiais de construção sintéticos podem contribuir para a má qualidade do ar. Produtos químicos de limpeza e produtos de cuidados pessoais também podem contribuir para um IAQ ruim. A má qualidade do ar interno pode resultar na “síndrome do edifício doente”. Os sintomas incluem dores de cabeça, tonturas, coceira ou olhos lacrimejantes, pele seca e falta de concentração. Se você acha que a má qualidade do ar está afetando a saúde e o bem-estar em seu local de trabalho, há uma série de medidas que você pode tomar para corrigir isso .

Etapas para melhorar a qualidade do ar interno

Algumas ações simples podem fazer uma grande melhoria na qualidade do ar do local de trabalho, como:

Faça a manutenção dos aparelhos de ar condicionado regularmente
Verifique se os níveis de umidade são mantidos abaixo de 60%
Reduzir o uso de produtos químicos em todo o local de trabalho
Limpe bem para reduzir as partículas de poeira
Remova qualquer mofo e evite superfícies molhadas
Verifique se o sistema de ventilação está fornecendo as trocas de ar corretas
Use purificadores de ar
Se as janelas puderem ser abertas, abra-as regularmente para deixar entrar ar fresco

4 Incentivar pausas para alongamento

A maioria dos funcionários de escritório sabe que deve fazer intervalos regulares longe de suas mesas e teclados, mas não o faz. Eles esquecem, sentem que estão muito ocupados ou não querem ser vistos tirando uma folga quando deveriam estar trabalhando. No entanto, alguns alongamentos simples podem melhorar o bem-estar dos funcionários, ajudando-os a evitar dores e lesões musculares, cansaço visual e estresse.

Se a empresa incentivar todos os funcionários a fazer pausas regulares para caminhar e fazer alguns alongamentos em pé, isso se tornará um hábito e mais funcionários aderirão ao movimento.

5 Aulas de mente e corpo na hora do almoço

Ensinar aos funcionários novas habilidades que podem beneficiar tanto a mente quanto o corpo traz benefícios para a saúde física e mental. Recompensa a empresa com maior engajamento e níveis de retenção. Melhor saúde física reduz o absenteísmo e contribui para um ambiente de trabalho mais positivo.

aulas de ioga
Alguns iogues atribuem ao yoga a redução dos níveis de estresse, melhor foco e níveis de energia. As empresas podem oferecer aulas de ioga na sala de conferências, área de armazenamento ou ao ar livre durante a hora do almoço. Isso incentivará os funcionários a deixarem suas mesas e aproveitarem os benefícios físicos e mentais do yoga.

Treinamento de atenção plena para melhorar a saúde mental
Mindfulness é simplesmente prestar atenção ao momento presente, permitindo que você descanse seu corpo e mente. Sentimentos de gratidão e capacidade de se concentrar no que importa na vida significam que você tem menos probabilidade de reagir a pensamentos e sentimentos negativos. O uso da atenção plena pode ajudá-lo a se desligar das telas e da tecnologia que você usa constantemente e limpar sua mente.

Ao oferecer treinamento em atenção plena aos funcionários, você está fornecendo a eles habilidades para gerenciar sua saúde mental . Estudos mostram que programas de atenção plena podem ajudar com depressão , ansiedade e estresse. Ajuda os indivíduos a lidar melhor com problemas de saúde de longo prazo, a ter relacionamentos mais fortes e a capacidade de se concentrar melhor no trabalho.

Nº 6 Forneça aos gerentes treinamento em saúde mental
Durante décadas, os locais de trabalho se preocuparam com a saúde física de seus trabalhadores. A maioria dos trabalhadores em trabalhos de alto risco entende a importância de um ambiente de trabalho seguro para evitar lesões. Equipamentos e treinamentos ergonômicos aprimorados conscientizaram os funcionários de escritórios sobre os riscos de lesões musculoesqueléticas .

Nos últimos anos, o foco mudou para a saúde mental. Há uma maior compreensão na comunidade e menos estigma, então as pessoas estão mais inclinadas a procurar ajuda.

Ao fornecer treinamento aos gerentes, eles podem identificar quando um funcionário está lutando contra um problema mental. Pode ser um problema pessoal ou relacionado ao local de trabalho, como alta carga de trabalho, bullying ou estresse . Todos os gerentes podem se beneficiar ao aprender como ajudar os funcionários que lutam contra a saúde mental que afeta suas carreiras. Pode ser particularmente valioso para pessoas que trabalham em funções de RH e saúde e segurança.

7 Invista em equipamentos ergonômicos

Existem toneladas de equipamentos em escritórios em toda a Austrália que não atendem aos padrões ergonômicos básicos. Móveis e acessórios cansados, desatualizados e absolutamente perigosos aumentam o risco de lesões aos funcionários.

Jogando fora os antigos e introduzindo mouses ergonômicos, cadeiras de escritório e suportes para monitores, proporciona aos funcionários um ambiente de trabalho mais seguro e confortável.

Ao melhorar o nível de conforto, os funcionários não se cansam tão rapidamente e são mais produtivos. Novos equipamentos podem até reduzir as taxas de absenteísmo e aumentar o moral. O uso de uma mesa com assento ajustável em altura permitirá que os trabalhadores mudem de sentados para em pé durante o dia, melhorando o bem-estar e reduzindo os riscos reais à saúde de ficar sentado o dia todo.

Se você procura equipamentos para escritório que possam contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar de seus funcionários, fale com um dos especialistas da Ergolink visitando nosso showroom, ligue para (08) 9240 7066 ou entre em contato online .