Como escolher a agência de publicidade certa

Por Nick White
Então você decidiu contratar uma agência de publicidade – excelente escolha! As agências de publicidade vêm em todas as formas e tamanhos – desde pequenas agências locais até grandes conglomerados internacionais. Com milhares de agências de publicidade nos Estados Unidos, como escolher? Fornecemos alguns fatores a serem considerados na seleção de uma agência adequada às suas necessidades de negócios.

Defina sua intenção. O primeiro passo para escolher uma agência de publicidade é definir claramente o que você espera ganhar com a parceria. Você precisa de ajuda para desenvolver a estratégia ou conduzir a execução? Você deseja se tornar o líder da sua categoria? Entrar em um novo território geográfico? Seja qual for o seu objetivo, objetivos de negócios claramente definidos ajudarão a orientá-lo no processo de escolha da agência certa.

Faça uma pesquisa inicial. Compilar uma lista de agências elegíveis. Faça uma pesquisa no Google, pergunte a um empresário não competitivo em seu setor ou entre em contato com os meios de comunicação para obter recomendações. Depois de ter uma lista de concorrentes, reduza ainda mais a lista considerando, ao escolher uma agencia de publicidade e propaganda

  1. Que tipo de agência eles são? Algumas agências são full service , enquanto outras são especializadas em uma função específica, como Relações Públicas. Volte à sua intenção – que tipo de serviços você realmente precisa?
  2. Eles estão atualmente cuidando da conta de seu concorrente direto?
  3. Onde eles estão localizados? Embora muitas empresas prefiram ter uma interação face a face com sua agência, não é incomum que uma empresa trabalhe com uma agência em outra cidade ou estado. Se você se sente confortável com a maioria de suas conversas sendo conduzidas por telefone ou e-mail, não se limite geograficamente.

Escolha a fluidez ao invés do tamanho. Há muito debate sobre se é melhor trabalhar com uma agência grande ou pequena, mas o que você realmente quer é uma agência que seja fluida e possa se ajustar à sua carga de trabalho. O que você vai exigir da agência em termos de prazo – e eles conseguem cumprir os seus prazos? Se você atribuiu um grande projeto ou grupo de projetos que eles não têm capacidade para lidar, como eles garantiriam que fosse concluído dentro do prazo? Eles têm uma rede de freelancers que podem contatar, se necessário? É importante fazer parceria com uma agência que possa se ajustar para atender às necessidades de seus clientes.

Não baseie sua decisão apenas na experiência do setor. Muitas empresas pensam que trabalhar com uma agência experiente em seu setor é um requisito. Embora a experiência no setor seja útil, escolher uma agência nova em seu setor pode gerar a nova perspectiva que você está procurando. Diferenciar-se dos concorrentes não é o objetivo, afinal? Claro, pode haver uma curva de aprendizado, mas nenhuma agência saberá tanto quanto você sobre o seu setor, portanto, se for basear sua decisão na experiência, escolha a experiência que realmente importa: marketing e comunicação.

Considere as competências essenciais. Sejamos honestos – a maioria das agências não se destaca em todas as disciplinas. Pergunte a uma agência sobre suas principais competências e considere se esses pontos fortes se alinham com seus objetivos. Você pode descobrir que a agência que está considerando é particularmente habilidosa em anúncios impressos, mas deseja produzir um vídeo viral tão brilhante que supere o “Baby & Me” de Evian – então, por que não encontrar uma agência que esteja mais alinhada com seus objetivos?

Existe química? A chave para o sucesso a longo prazo é uma boa relação de trabalho, por isso certifique-se de que gosta das pessoas e da sua abordagem. Considere também o profissionalismo. Como eles se comportam ao interagir com sua empresa – porque, como sua agência, eles representam você. Você deseja uma agência que se comporte de maneira profissional ao trabalhar em seu nome.

Qual é o seu orçamento? As taxas da agência podem variar drasticamente e algumas empresas não podem pagar a agência com a qual realmente desejam trabalhar. As taxas podem ser uma taxa fixa por projeto, por hora ou uma mistura. Eles têm incrementos mínimos de faturamento? Eles têm uma estrutura de retenção? Certifique-se de entender completamente a estrutura de taxas para que não haja surpresas quando você receber sua primeira fatura. Você não quer escolher uma agência que sua empresa não possa sustentar financeiramente a longo prazo.

Publicidade é um investimento. Encontrar a agência certa pode ser um processo demorado, mas o esforço vale a pena a longo prazo quando você encontra um parceiro que ajuda sua empresa a alcançar e até superar suas metas.